sábado, 11 de outubro de 2008

CARGOTOPIA 2008_ Festival Internacional do Cais


O evento concentra forças no próximos dias 17, 18 e 19 Outubro, no Cais de Gaia, em vários espaços da zona ribeirinha, onde irá ser apresentado um programa de actividades culturais e lúdicas, nomeadamente, acções de rua, oficinas, performances, teatro de rua, mostras de video e um fórum.

“Cargotopia” é uma plataforma para criar respostas alternativas a temas políticos, sociais, culturais e ecológicos, na terra e no mar.
Com o projecto pretende-se explorar novos aspectos e possibilidades de um veleiro, assim como facilitar a troca entre povos, numa escala mais alargada.

A dinamização socio-cultural, é o principal objectivo desta plataforma internacional multicultural, no âmbito da prática artística, nas suas várias linguagens, promovendo o intercâmbio cultural entre a população local e artístas nacionais e internacionais.

Durante o fim de semana, o festival contará com a presença de representantes de oito países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Austria, Brasil e Argentina, mais de 20 instituições, associações, cooperativas, novas empresas e escolas, num encontro para a discussão de alternativas ecológicas, justas e de desenvolvimento sustentável.

O evento decorrerá em diferentes espaços não convencionais, nomeadamente, a Tuna Musical de Santa Marinha, Centro Cultural Zé da Micha, Contagiarte e Avenida do Cais.

A destacar a presença da coreografa japonesa de butô Yumiko Yoshioka, os Mú, a regata da Amizade entre o Sport Clube e o Clube Náutico do Fluvial, o segundo encontro nacional de vendedores de castanhas, o fórum sobre ecologia_navegação e arte e a performance “A torre de lá”, a qual contará com a participação de todos os artístas nacionais e internacionais, associações e instituições locais.

Sem comentários: