terça-feira, 21 de outubro de 2008

CARGOTOPIA 2008_News at Jornal de Notícias


Artes, na marginal de Gaia
ANA TAVARES, Jornal de Notícias
foto_Rosário Costa, S.Tomé 2008

Animação, arte e intercâmbio cultural marcaram a abertura do Festival Internacional do Cais, que começou anteontem e termina hoje. Organizado pela Cargotopia, (plataforma que pretende criar respostas alternativas a temas políticos, sociais, culturais e ecológicos), o evento teve lugar em espaços não convencionais, como a sede da Tuna Musical de Santa Marinha, Centro Cultural Zé da Micha, Contagiarte e Avenida do Cais.

A organização revela que a escolha destes locais prende-se com o facto da população já ter conhecimento do festival, uma vez que, o ano passado, já organizaram no mesmo espaço, o acontecimento. " Decidimos assinalar o festival em Gaia. Este ano já não somos outsiders, as pessoas acolhem-nos", diz Sílvia Carvalho, representante da Cargotopia.

O evento, que conta com a presença de representantes de oito países (Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália, Áustria, Brasil e Argentina), pretende uma interacção activa da parte do público nas diversas actividades que proporciona.

Oficinas de artes plásticas, espectáculos, teatro, exposições e performances são algumas das acções oferecidas pelos trinta artistas de várias nacionalidades, à população, e contempla todas as faixas etárias.

"Na minha oficina de desenho e pintura, todas as pessoas são convidadas a participar , desde crianças , pessoas com deficiência e idosas", explicou Sara Leguisano, formadora nas oficinas de arte, durante o festival. "Sensibilizo os participantes para que a arte não seja só sujar papel com tintas. Tem que existir expressão com a alma", acrescentou.

No primeiro dia do festival, a organização presenteou o público que se dirigiu à Tuna Musical de Santa Marinha com um Porto de honra, para assinalar a abertura oficial. Nessa noite, actuou a banda Mu, cuja sonoridade é inspirada nos sons das culturas musicais europeias, através do uso da fusão de instrumentos de todo o mundo. E The Collapse, uma banda alemã, que actuou no Contagiarte.

Hoje, o festival promete uma regata, espectáculos, a performance "Catch me if you can", por Anke Kalke, da Alemanha. Pelo segundo ano proporciona-se o encontro nacional de vendedores castanhas da Zona norte e respectivo magusto popular. Uma das novidades é a exposição de canoas históricas, pelo Sport Clube do Porto, na Avenida do Cais.

Para o ano prevê-se a realização de mais um evento, com muita animação, arte e cultura.

1 comentário:

Ze Costa disse...

Parabéns Silvia, parabéns Paulina, parabéns a todos aqueles que trouxeram a sua cultura para Santa Marinha....

Obrigado, até ao Ano e felicidades.

Zé Costa